Inovação & Sustentabilidade

O conceito “sustentabilidade” envolve mais do que a relação com o meio ambiente; envolve os aspectos culturais tangíveis e intangíveis de uma comunidade, que precisam ser preservados para as gerações futuras da mesma maneira que recursos naturais e ecossistemas necessitam ser resguardados para garantir a perpetuação da vida humana no planeta. Ao viabilizar o contato e a reflexão de profissionais das indústrias criativas com o legado cultural brasileiro, seja por meio de festivais multimídia, publicações, encontros, exposições ou outras iniciativas, o IN-MOD incorpora a sustentabilidade como um valor essencial em todos os seus esforços.

A inovação vem da possibilidade de continuamente investir em novas ideias, de absorver novas tecnologias. Com isso em mente, o IN-MOD continua a promover encontros entre pessoas e ideias, a fim de criar um espaço para que as conexões se estabeleçam, impulsionando a reinvenção, a inovação.

Com o apoio do IN-MOD, o SPFW tornou-se um grande case de inovação e sustentabilidade. Cumprindo seu papel de apontar para o futuro, o SPFW, iniciou, a partir de 2007, um movimento de transformação convocando todos a repensar, rever e reinventar estratégias, processos e hábitos, a fim de priorizar qualidade e sustentabilidade.

Entre as várias iniciativas adotadas nesse sentido, o SPFW tornou-se o primeiro evento de moda do mundo neutro em carbono. Este movimento deu origem à portaria da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que tornou obrigatória a neutralização de carbono em todos os eventos que ocorrem nos parques públicos da cidade de São Paulo. Desde 2007, foram 43.260 árvores plantadas, o que corresponde à neutralização de aproximadamente 6.895,93 toneladas de CO2.

Medidas como a diminuição do tempo de montagem e desmontagem do evento; a implantação de um sistema mais eficiente e limpo de iluminação nas salas de desfiles, o uso de geradores movidos a biodiesel, e a reutilização de materiais, resultaram numa redução do impacto ambiental do evento, que vão muito além das medidas compensatórias de neutralização.