Inovação & Sustentabilidade

Inovação é a transformação de uma visão nova em algo útil, prático e sustentável. A preocupação com sustentabilidade e a necessidade por inovação dá início a uma era baseada não no que podemos extrair da natureza, mas no que podemos aprender com ela. É um processo de transformação possível através do desejo e da criatividade. O IN-MOD reconhece que as indústrias criativas, em conjunto com políticas culturais, são responsáveis por prever estratégias para promover, desenvolver e assegurar investimentos para a indústria cultural de modo sustentável.

O conceito “sustentabilidade” envolve mais do que sua relação com o meio ambiente; envolve os aspectos culturais tangíveis e intangíveis de uma comunidade, que precisam ser preservados para as gerações futuras da mesma maneira que recursos naturais e ecossistemas necessitam ser resguardados para garantir a perpetuação da vida humana no planeta. Ao viabilizar o contato e a reflexão de profissionais das indústrias criativas com o legado cultural brasileiro, seja por meio de festivais multimídia, publicações, encontros, exposições ou outras iniciativas, o IN-MOD incorpora a sustentabilidade como um valor essencial em todos os seus esforços.

A inovação vem da possibilidade de continuamente investir em novas ideias, de absorver novas tecnologias”. Com isso em mente, o IN-MOD continua a promover encontros entre pessoas e ideias, a fim de criar um espaço para que as conexões culturais se estabeleçam, impulsionando a reinvenção, a inovação.